Trolltech, Nokia e Qt: futuro próspero?

Publicado em 16/06/2008 às 12:29 | 12260 leituras

A Linux Magazine entrevistou Knut Yrvin, gerente de comunidades da Trolltech, recentemente adquirida pela Nokia. Knut fala dos planos para a biblioteca Qt, da Trolltech, nos dispositivos da Nokia, até agora grandes usuários da concorrente GTK.


Versão para impressão Enviar por email



A Linux Magazine entrevistou Knut Yrvin, gerente de comunidades da Trolltech, recentemente adquirida pela Nokia. Knut fala dos planos para a biblioteca Qt, da Trolltech, nos dispositivos da Nokia, até agora grandes usuários da concorrente GTK.



Linux Magazine» A Nokia utiliza a biblioteca GTK na maioria de seus projetos embarcados. Como deve ocorrer a harmonização das duas bibliotecas gráficas?



Knut Yrvin» Os desenvolvedores das duas bibliotecas já sabem que precisam trabalhar em conjunto. Na conferência GUADEC, na Espanha, por exemplo, os desenvolvedores do KDE e do GNOME perceberam que, isolados, não atrairiam um público suficiente para uma conferência sobre apenas o seu ambiente. Resolveram unir suas conferências em um única evento, na qual compartilham idéias e código, beneficiando ambos os públicos.



LM» Qual o valor que a Nokia enxerga na Trolltech?



KY» A Nokia tem uma estratégia multi-plataforma, não apenas para telefones, mas também destinada a desktops. A estratégia de negócios da Trolltech é totalmente diferente, com 5 mil clientes pagantes e 15 mil usuários comerciais. O que a Trolltech pode levar para a Nokia é essa percepção de que é possível praticar os dois modelos de negócios: o do Software Livre e o comercial. Parece-me que a Nokia gosta dessa possibilidade.



LM» Como está o andamento do processo de aquisição pela Nokia? A estratégia das duas empresa já está alinhada?



KY» Pela legislação da União Européia --- e mesmo com as diretorias de ambas as empresas concordando com essa aquisição amigável --- ainda é necessário que órgãos de mercado europeus aprovem a operação. No caso da Nokia, isso pode demorar mais pelo fato de ela ser uma empresa gigantesca, maior até do que a Microsoft. Porém, o que podemos fazer, e já estamos fazendo, é planejar juntos. Infelizmente, revelar esses planos não é possível no momento.



LM» Durante a última Bossa Conference, várias palestras exibiram as bibliotecas do Enlightenment rodando com ótimo desempenho nos sistemas embarcados. Essas bibliotecas seriam, então, a concorrência para a Qt?



KY» O peso de um aplicativo depende do número de bibliotecas que ele carrega na memória. O ambiente Qtopia pode consumir, hoje em dia, míseros 16 MB de RAM. Além disso, ele usa o framebuffer diretamente, o que elimina a necessidade de uma camada intermediária no vídeo.



Para a Nokia, é muito importante o foco em economia de recursos de hardware, pois eles reduzem o preço final do dispositivo. A Nokia vem crescendo mais justamente nos mercados em que o custo é um fator importante, como o Brasil, por exemplo, e o que a Qt oferece é um ambiente que se encarrega do "encanamento" e oferece maior produtividade sem aumentar o consumo de memória.



Sabemos que a Nokia deseja usar a Qt como ambiente multi-plataforma para seus telefones da próxima geração. A Qt vai fornecer a flexibilidade e a leveza para a interface da próxima geração, ou XUI, como a chamamos.



LM» Em relação à inovação, que é característica das duas empresa, o que a aquisição pode trazer?



KY» A abertura fomenta a inovação. Quanto a isso não há dúvida. Hoje em dia os sistemas embarcados inovam pouco porque são totalmente fechados. Enquanto isso, os PCs, por exemplo, têm uma enorme oferta de produtos porque são uma plataforma de hardware aberta.



O desenvolvimento também pode mudar. Eu sempre digo, quando viajo, que os EUA têm 5% da população mundial e a Europa tem, talvez, 7 ou 8%. Mas existe gente inteligente em todos os lugares. A inovação acontece em todos os lugares do mundo. Por que não podemos compartilhá-la?



LM» Que pontos podem melhorar para o Linux no mercado embarcado?



KY» O principal segmento em que ele precisa melhorar para conquistar definitivamente esse mercado é o gerenciamento de energia. O telefone precisa ficar praticamente desligado quando o usuário não estiver fazendo algo. E sistemas que usam apenas um chip gastam bem menos do que aqueles que rodam, por exemplo, o kernel num chip, o processamento gráfico em outro e o restante do sistema num terceiro. Além disso, é necessário que o hardware e o kernel --- os componentes de baixo nível --- façam uma maior parte do trabalho de "encanamento" para que os softwares possam ser reduzidos e gastem menos recursos.


Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626689 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 544014 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525583 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390784 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333864 leituras

  1. Primeiro marco do Eclipse com suporte à Java 7

    Publicado em 09/08/2011 às 21:34 | 18028 leituras

  1. Locaweb abre nove vagas para profissionais de TI

    Publicado em 17/06/2011 às 11:22 | 17488 leituras

  1. Blender com áudio 3D

    Publicado em 24/10/2011 às 12:37 | 14798 leituras

  1. Em servidores, Windows ganha no faturamento e Linux, no crescimento

    Publicado em 26/08/2010 às 15:38 | 14073 leituras

  1. Office 2013 usará o padrão estrito do OOXML

    Publicado em 17/08/2012 às 16:37 | 15802 leituras

whitepapers

mais whitepapers