O que é o Intel® Xeon Phi™ e como ele atinge o impressionante processamento de 1 TFl

Publicado em 28/03/2013 às 10:24 | 16135 leituras

O Xeon Phi™ destina-se a soluções de Computação de Alto Desempenho (ou HPC – High Performance Computing), como sequenciamento genético, simulações de modelos matemáticos, prospecção de petróleo, síntese de proteínas, previsão do tempo, estudos geofísicos, etc.


Versão para impressão Enviar por email



Intel® Xeon Phi™ - 61 cores, 244 threads, 8 GB de memória DDR5 e 1 TFlops.


Antes de mais nada, gostaria de apresentar o Intel® Xeon Phi™ e mostrar como esta pequena obra de arte tecnológica pode lhe trazer benefícios.


Como se pode ver na figura acima, o Xeon Phi™ tem o formato similar ao de uma placa de vídeo PCIe x16, e é um “co-processador”. Ou algo mais do que isso. Na realidade, podemos dizer que ele é um “supercomputador em uma placa”, porque ele possui nada menos do que 61 cores, 8 GB de memória DDR5 e apresenta-se ao sistema (host) como um outro computador, uma vez que virtualiza uma conexão TCP-IP com o host através do barramento PCIe e roda um sistema operacional Linux.



Veremos abaixo como este coprocessador pode, sozinho, entregar 1 TFlops de processamento com dupla precisão (2 TFlops com precisão simples).


A quem se destina?


 O Intel® Xeon Phi™ com certeza impressiona a todos, porém é importante entender em que cenários ele realmente brilha.


O Xeon Phi™ destina-se a soluções de Computação de Alto Desempenho (ou HPC – High Performance Computing), como sequenciamento genético, simulações de modelos matemáticos, prospecção de petróleo, síntese de proteínas, previsão do tempo, estudos geofísicos, etc. Ele é voltado para aplicações que fazem uso massivo de processamento paralelo, e que tirem proveito dos seus avançados mecanismos de vetorização.


Vetorização


A vetorização é uma técnica para aumentar a capacidade de processamento de cálculos envolvendo vetores, normalmente operações que envolvem matrizes. Nesses cenários, as mesmas operações matemáticas serão realizadas em todos os elementos de um vetor, conforme o exemplo abaixo:


for (i = 0; i < 1024; i++)


    C[i] = A[i]*B[i];



A Intel introduziu a capacidade de processar mais de um elemento deste vetor de uma única vez na família de processadores Pentium, com a tecnologia MMX™ e suas instruções SIMD (Single Instruction, Multiple Data). A ideia consiste em implementar registros no processador que são maiores do que as estruturas de dados a processar. No exemplo abaixo, 4 estruturas de 32 bits podem ser acomodadas em registros de 128 bits, e o processamento do registro de uma só vez nos fornece o resultado de 4 elementos simultaneamente (C[0], C[1], C[2] e C[3] no exemplo acima). Daí o nome SIMD: em uma instrução, múltiplos elementos (dados) são processados.



A Intel avançou esta tecnologia nos último processadores, implementando o AVX em seus processadores Core de 2ª geração, utilizando registros de 256 bits, e o Intel® Xeon Phi™ leva este limite além, implementando registros de 512 bits, ou seja, sendo capaz de processar, em uma única instrução, 8 números floating-point de dupla precisão (64 bits), ou 16 de precisão simples.


 


Um pouco mais da arquitetura


Colocar 61 cores em um único chip não é nada simples. Justamente por isso, estes cores não são os circuitos mais avançados que a Intel pode produzir. São uma versão de Pentium otimizada para o tipo de operação que devem realizar, mas para garantir uma alta densidade de cores e um consumo relativamente baixo de energia, são produzidos usando a tecnologia de 22 nm da Intel (a mesma dos processadores mais avançados). Seus cores utilizam um clock de apenas 1,053 GHz.


Cada core tem 512K de cache L2 dedicada e o sistema tem 16 canais de memória de 5.5 Gbit cada, implementando 8 GB de memória DDR5. Estes componentes estão todos conectados por um barramento em anel bidirecional (Ring Interconnect), o que permite, por exemplo, que um “cache miss” de um core seja atendido pela cache L2 de outro core (através deste barramento interno), ao invés de demandar um acesso à memória.



Além disso, cada core implementa uma unidade escalar e uma unidade vetorial, e implementa FMA: Fused Multiply-Add, ou seja, pode realizar 2 operações simultâneas nos registros (multiplicação e adição). Com seu registro de 512 bits, portanto, o Xeon Phi™ pode realizar até de uma só vez 32 operações com números floating point de precisão simples ou 16 operações com precisão dupla.


4 threads por core


A tecnologia de Hyper-Threading, já bastante conhecida, permite executar duas threads simultaneamente. No Xeon Phi™, isto também foi ampliado: cada core é capaz de executar quatro threads simultâneas, o que significa que podemos ter, num só chip, 244 threads rodando ao mesmo tempo!


O mais interessante é que o Xeon Phi™ implementa também um “smart round-robin multi-threading”, o que significa que mesmo que todas as etapas da pipeline de um core levem 4 ciclos para executar, a cada ciclo uma das threads sempre estará concluindo uma operação.


Chegando a 1 TFlops



Em 1997, o primeiro computador Intel capaz de processar numa taxa de 1 TFlops utilizava 9.298 processadores e ocupava 72 gabinetes de servidor.


Hoje, o Intel® Xeon Phi™ processa nesta mesma taxa ocupando 1 slot PCIe!


 


A parte divertida deste artigo foi introduzir, aos poucos, cada elemento necessário para realizar a conta da capacidade de processamento do  Intel® Xeon Phi™.


Vamos à conta:


Com os 61 cores trabalhando a 1,053 GHz, e entregando 1 operação por ciclo de clock graças às 4 threadspor core e o smart round-robin multi-threading, e processando até 8 operações com números floating-point de precisão dupla (8 DP no registro de 512 bits), ou 16 operações com precisão simples, além de realizar 2 instruções simultâneas pelo FMA, temos:


Precisão dupla:           61 * 1,053 (GHz) * 1 * 8 * 2 = 1.027 GFlops → 1 TFlops


Precisão simples:        61 * 1,053 (GHz) * 1 * 16 * 2 = 2.055 GFlops → 2 TFlops


Para obter mais informações sobre o Intel® Xeon Phi™, acesse http://software.intel.com/mic-developer ou entre em contato com seu Community Manager, Luciano Palma.


Fonte: Intel Software

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 595405 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 512736 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 489551 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 357723 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 303793 leituras

  1. jQuery para celulares

    Publicado em 22/11/2011 às 13:12 | 13263 leituras

  1. Canonical se junta à Linux Foundation

    Publicado em 18/08/2008 às 11:24 | 12867 leituras

  1. VLC Media Player é removido da Apple Store

    Publicado em 13/01/2011 às 10:03 | 14225 leituras

  1. Concurso para banner de contagem regressiva do Ubuntu 11.04 é aberto

    Publicado em 23/03/2011 às 17:37 | 14363 leituras

  1. Serpro termina migração de PCs para Ubuntu em abril

    Publicado em 10/04/2014 às 11:43 | 11832 leituras

whitepapers

mais whitepapers