Linux Foundation analisa o "problema" do UEFI [Atualizado]

Publicado em 03/11/2011 às 15:12 | 25140 leituras

Documento pede por uma forma rápida e simples para apagar e instalar chaves para a inicialização segura dos sistemas operacionais.


Versão para impressão Enviar por email


Linux FoundationPara comentar sobre a possibilidade da Microsoft usar o recurso Secure Boot da especificação UEFI para impedir a instalações de sistemas operacionais livres em máquinas com o Windows pré-instalado, a Linux Foundation publicou um relatório que examina a UEFI e oferece a fabricantes e distribuidores (Original Equipment Manufacturers, ou OEMs), um modelo de como implementar a especificação. O documento "In Making UEFI Secure Boot Work With Open Platforms" ("Fazendo o UEFI Secure Boot funcionar com plataformas abertas", em tradução livre) - escrito por James Bottomley, Presidente do Conselho Técnico da Fundação e CTO da Parallels, e Jonathan Corbet, membro do conselho e editor da LWN.net - explora o recurso da especificação "um pouco densa" do UEFI de 2169 páginas e conclui que apesar do Secure Boot ser um mecanismo muito útil, para que se possa assegurar que os usuários sejam capazes de instalar suas próprias chaves, esse trabalho deve ser realizado diretamente com as OEMs. Bottomley já escreveu um outro documento juntamente com Matthew Garrett, desenvolvedor da Red Hat, e Jeremy Kerr, arquiteto técnico da Canonical, chamado "Secure Boot Impact on Linux" ("O impacto do Secure Boot no Linux") [PDF], que chega à uma conclusão similar.


No último mês, Garrett tornou pública sua preocupação quanto a exigência da Microsoft de que OEMs só poderiam instalar o novo sistema operacional Windows 8 em seus dispositivos se esses possuíssem apenas a chave de plataforma (platform key, ou PK) da Microsoft instalada no firmware, para permitir que só o Windows 8 seja inicializado de forma segura. A Microsoft respondeu prontamente às críticas, afirmando que eles não desejam impedir que outros sistemas sejam instalados. Apesar disso, comentou-se que essa seria a consequência das exigências da empresa, intencionais ou não. A Free Software Foundation lançou um pedido à todos os OEMs para implementar uma versão aberta e justa do UEFI Secure Boot, mas não ofereceu quaisquer sugestões técnicas em sobre como isso poderia ser alcançado.


O documento da Linux Foundation aponta que os planos da Microsoft são "contrários às recomendações da UEFI de que o dono da plataforma seja o responsável pelo controle das chaves instaladas no firmware" que afirma ser uma "escolha legítima para um usuário informado para ser feita voluntariamente." Ambos os documentos sugerem que todas as plataformas com a opção pelo Secure Boot habilitada devem ser distribuídas em "modo de configuração" que daria controle do Secure Boot ao dono do sistema. A inicialização inicial de um sistema operacional detectaria então o modo de configuração e instalaria uma KEK (key-exchange-key) e uma PK para habilitar o Secure Boot. O sistema então poderia ser inicializado seguramente usando o recurso UEFI. Quando um usuário precisar novamente controlar o Secure Boot do sistema, uma opção de reinicialização das chaves UEFI permitiria que essas chaves fossem apagadas e um sistema operacional diferente poderia ser instalado. O Windows 8 da Microsoft poderia ser pré-instalado dessa maneira, e a reinicialização UEFI destrancaria a máquina para outros sistemas operacionais.


O trabalho da Linux Foundation também explora possibilidades mais complexas, como a criação de um modelo de confiança para a UEFI, suporte para a inicialização entre dois sistemas instalados paralelamente (dual-booting) e como a inicialização pode ser feita de uma mídia externa. Para que as recomendações apresentadas fossem completamente implementadas, seria necessária a cooperação de toda a indústria, um assunto que está além do escopo de um documento técnico. O documento da Canonical e da Red Hat pede que as OEMs possibilitem que o Secure Boot seja desativado, mas apenas através do acesso físico ao sistema, e que vão além em suas implementações UEFI para também acrescentar um mecanismo padrão para a configuração de chaves no firmware.


Atualização: Acompanhando essa história, o jornalista Ed Bott da ZDNet entrou em contato com a divisão de OEMs da Dell e da Hewlett-Packard e recebeu respostas que são positivas para a comunidade que opta pelo uso de sistemas operacionais abertos. Ambas os fabricantes se prontificaram a informar que respeitariam as escolhas dos usuários que comprarem seus aparelhos e que a opção Secure Boot da especificação UEFI pode ser desabilitada através de uma simples opção na configuração pré-inicialização da plataforma.


Bott contatou também a desenvolvedora de software de BIOS AMI, que informou que aconselhará todos os OEMs a oferecer aos usuários uma opção em seus sistemas para desabilitar o recurso de Secure Boot.


Fonte; h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 595405 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 512736 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 489551 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 357723 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 303793 leituras

  1. Campus Party anuncia programação da edição 2012

    Publicado em 15/12/2011 às 11:22 | 16675 leituras

  1. Candidato de versão para o FreeBSD 9.1

    Publicado em 24/08/2012 às 13:32 | 12804 leituras

  1. Complicações com o tablet KDE Vivaldi

    Publicado em 20/09/2012 às 16:51 | 12573 leituras

  1. Lançada correção para Foxit Reader

    Publicado em 21/01/2013 às 8:50 | 13366 leituras

  1. Novell traz “O Melhor do Brainshare” para o Brasil

    Publicado em 20/06/2008 às 18:33 | 11248 leituras

whitepapers

mais whitepapers