Intel freia planos para o chip Itanium, usado em servidores HP

Publicado em 15/02/2013 às 13:20 | 13222 leituras

O chip com codinome Kittson não será compatível com os mesmos conectores do Xeon. Há dúvidas sobre o futuro da família Itanium.


Versão para impressão Enviar por email


A Intel reformulou os planos para a próxima versão do microprocessador Itanium, em um movimento que levanta dúvidas sobre o futuro do chip para servidores de 64 bits, usado principalmente em servidores Hewlett-Packard (HP) high-end.


A Intel postou em seu site que a próxima versão do Itanium, codinome Kittson, será produzido em um processo de fabricação de 32 nanômetros, como a versão atual do Itanium, em vez de em um processo mais avançado, como havia planejado anteriormente.


A Intel também arquivou um plano anunciado há alguns meses para tornar o Kittson compatível com os chips para servidores Xeon, o que teria reduzido os custos para Intel e a HP, principal vendedor de sistemas Itanium. "O modelo de desenvolvimento modular, que converge com o soquete e a placa-mãe Intel Xeon/Intel, será avaliado por oportunidades de implementação no futuro", disse a Intel.


Os planos revistos pintam um quadro sombrio para o Itanium, segundo analistas do mercado. "Essa pode ser a maneira de a Intel cortar o Itanium de seus planos", avalia o analista Nathan Brookwood da Insight64. 


O analista do Gartner Martin Reynolds disse que ainda pode ser um novo processo de fabricação, ou uma estratégia de “encolher” o Itanium. Se a procura aumentar o suficiente, aí a empresa pode fazer o investimento. Mas ele não espera que atualizações importantes no microprocessador. 


A Intel lançou o Itanium em 2001, com a esperança de que ele desbancasse os chips RISC usados em servidores Unix, mas as vendas nunca chegaram perto dos volumes esperados. As primeiras versões do Itanium tinham desempenho inferior, e a Advanced Micro Devices adicionou extensões de 64 bits para os processadores de servidores x86, uma estratégia que a Intel, eventualmente, copiou.


Desde então, HP e Intel insistiram que estão comprometidos com o Itanium. A HP matou seu chip PA-RISC cedo em favor do Itanium e está pagando milhões de dólares para a Intel continuar o desenvolvimento do microprocessador.


Com embarques relativamente baixos, fornecedores, incluindo Red Hat, Microsoft e Oracle, pararam de desenvolver softwares para o chip. A Oracle, no entanto, foi forçada a retomar seu desenvolvimento para Itanium, depois de a HP ter entrado com uma ação judicial de violação de contrato. "Quando a Oracle desistiu do Itanium, assustou diversos clientes", observa Reynolds.


Não está claro o que levou a Intel e a HP a rever seus planos para o Itanium de repente, mas uma possibilidade é que os clientes estão tensos com a briga entre Oracle e HP e disseram que planejam deixar a plataforma, o que levou a Intel e a HP a reconsiderarem a estratégia.


"Claramente, o software de banco de dados é um elemento crucial nesse tipo de sistema high-end. É muito mais fácil para o usuário final alterar a plataforma de hardware subjacente do que alterar a plataforma de banco de dados subjacente", destaca Brookwood.


A receita da HP a partir de sistemas críticos de negócios, que incluem seus servidores Itanium, caiu 23% em 2012 em relação ao ano anterior. Em dezembro, a consultoria IDC previu que as vendas de servidores Itanium permaneceria praticamente plana até 2016, em cerca de 26 mil sistemas por ano - menos da metade do volume vendido em 2008.


A HP tem ajudado clientes na transição de processadores Xeon para Itanium. A fabricante de Cupertino está desenvolvendo um servidor Integrity Superdome codinome Dragon Hawk que vai deixar os clientes utilizarem servidores blade Itanium e Xeon no mesmo chassi.


HP e Intel também tomaram medidas para reduzir seus custos de desenvolvimento do Itanium, permitindo usar os mesmos chipsets do Itanium e outros componentes externos como o Xeon. Em novembro de 2012, as companhias disseram que poderiam ir mais longe, permitindo que Itanium e Xeon usassem a mesma placa-mãe e outros componentes.


Isso teria reduzido ainda mais os custos no longo prazo, tornando o desenvolvimento contínuo do Itanium mais viável. Mas as empresas vão deixar de fazer esses investimentos, pelo menos por enquanto. 


Um porta-voz da Intel disse que uma combinação de fatores levou às mudanças, incluindo a queda no mercado global de sistemas Unix, dos quais HP-UX é parte. O roadmap revisado também "responde a determinados requisitos de nossos clientes", disse o porta-voz, embora ele tenha se recusado a dar mais detalhes. 


A HP é de longe o maior cliente da Intel para Itanium. A fabricante não quis comentar o assunto, mas disse em um comunicado que mantém o compromisso com a integridade de seus produtos, incluindo uma nova linha de sistemas baseados em Kittson.


"A recente declaração da Intel não tem impacto sobre os planos ou no contínuo compromisso da HP com nossos clientes de missão crítica", informou a HP. Um porta-voz confirmou que a HP continua a desenvolver o Dragon Hawk, sistema que irá acomodar tanto Xeon quanto Itanium. A HP pode agora se sentir obrigada a acelerar o desenvolvimento desse sistema, avalia Brookwood.


A Intel afirma que a decisão é positiva para os clientes. Isso porque, diz, o Kittson terá agora soquete compatível com chips Itanium atuais e a atualização de sistemas existentes será muito mais fácil.


Mas não está claro o custo de desempenho. O mais recente chip Itanium lançado em novembro, conhecido como Poulson, inclui significativas mudanças arquitetônicas e o Kittson criou uma expectativa de beneficiar-se principalmente a partir do novo processo de fabricação.


A Intel não quer discutir os detalhes do Kittson. "Ele vai ser melhor, obviamente, mas não discutimos o quão melhor", disse o porta-voz da Intel. 


Fonte: IDGNow

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 597495 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 514820 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 492444 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 359864 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 305253 leituras

  1. Red Hat lança prévia de sua distribuição OpenStack

    Publicado em 13/08/2012 às 14:38 | 12810 leituras

  1. Beta do programa IRPF 2011 já está disponível para testes

    Publicado em 08/12/2010 às 10:44 | 13670 leituras

  1. Na Microsoft, código aberto leva outro nome: interoperabilidade

    Publicado em 27/08/2010 às 15:17 | 13013 leituras

  1. Mozilla lança beta do Persona

    Publicado em 02/10/2012 às 11:15 | 12360 leituras

  1. App Inventor da Google será encerrado

    Publicado em 10/08/2011 às 17:54 | 17000 leituras

whitepapers

mais whitepapers