Dell torna-se uma empresa privada. Acionistas aceitam proposta de US$ 24,9 bi

Publicado em 12/09/2013 às 15:26 | 12459 leituras

A proposta de recompra das ações feita por Michael Dell e o grupo Silver Lake foi aprovada hoje na reunião especial convocada pela companhia.


Versão para impressão Enviar por email


A Dell está a caminho de ser novamente uma empresa privada, com capital fechado. Os acionistas da companhia votaram hoje a favor da aprovação da proposta de compra das ações pelo valor de US$ 24,9 bilhões feito pelo fundador e CEo da empresa, Michael Dell, e a firma de investimentos Silver Lake Partners.


Os acionistas vão receber 13,75 dólares por ação, em dinheiro, além de um dividendo adicional também em dinheiro de 13 centavos por ação, totalizando 13,88 por ação, segundo o anúncio divulgado pela empresa nesta quinta-feira.


A transação foi aprovada pelos acionistas que detem a maioria das ações extraordinárias, disse a companhia. Para Michael Dell, a votação marca a vitória após uma longa e cruel briga para tornar sua empresa privada novamente. A briga, alimentada especialmente pela oposição do megainvestidor Carl Icahn, foi vista pelos analistas de mercado como prejudicial à companhia e ao seu valor de mercado, pois gerava incerteza.


"Estou feliz com o resultado final e reenergizado para continuar a construir um futuro para Dell no qual ela possa ser vista como uma líder de mercado provedora de soluções escaláveis de tecnologia de ponta a ponta", declarou o executivo. Dell acredita que tirando a empresa do mercado de ações fará com que ela sofra menos pressão de Wall Street e com isso possa tomar suas decisões de mudança sem os humores e especulações dos investidores.


No entanto, alguns analistas acreditam que agora o problema pode ter se invertido. "Ele levanta um bocado de incertezas por trás da companhia", disse o analista Jeff Kaplan, diretor e fundador da empresa Thinkstrategies. "Incertezas afastam as pessoas", disse Kaplan. "Vimos um declínio dramático na demanda por serviços da Dell. Dada a mudança radical nas preferências dos consumidores de PCs e no comportamento geral de compras, quanto mais cedo eles implementarem a nova estratégia, melhor a possibilidade de serem bem sucedidos."


Um longo caminho


Em 5 de fevereiro a empresa anunciou a primeira proposta de Michael Dell e dos investidores da Silver Lake, que ofereciam 24,4 bilhões de dólares, ou 13,65 dólares por ação, para comprar a companhia. A oferta, sujeita a aprovação dos acionistas, incluia um empréstimo de 2 bilhões da Microsoft e um financiamento do débito apoiado pelo Bank of America, RBC Capital Markets, Merrill Lynch e  Barclays.


Depois da oferta inicial a empresa começou um processo de "ir às compras" durante 45 dias, convidando outros interessados a fazer contraofertas à oferta inicial. Em 25 de março, a Dell anunciou que dois grupos - um liderado pelo Blackstone Group e outro pelo megainvestido Carl Icahn - teriam feito contrapropostas para comprar a Dell. A Blackstone ofereceu 14,25 por ação, enquanto Icahn e seus afiliados ofereceram 15 dólares por ação.


Depois de um tempo, o grupo Blackstone voltou atrás em sua proposta, alegando que o mercado de PCs estava erodindo e argumentando sobre o perfil financeiro da companhia. Icahn e o grupo Southeastern fizeram múltiplas contraofertas de maio até julho, variando as oportunidades para os investidores, mas um comitê especial apontado pelo board da Dell para rever as propostas manteve-se a favor da proposta de Michael Dell e levantou dúvidas sobre a origem do dinheiro que poderia financiar a proposta alta de  Icahn.


Sob pressão de Icahn, no entanto, Dell e seus associados adoçaram a proposta inicial oferecendo 13,75 dólares por ação e um dividendo especial de 13 centavos. Novas regras de votação foram definidas para o encontro final e o comitê aceitou não contabilizar as abstenções como votos contra, que era a prática usual. Nesta segunda-feira, Icahn e seus associados jogaram a toalha e anunciaram que desistiriam de comprar a empresa, o que deixou na mesa apenas a proposta de Michael Dell para ser votada.


Michael Dell fundou a empresa em 1984 e fez sua reputação como um grande fabricante de computadores pessoais. Nos anos recentes, o foco da Dell mudou para o mercado corporativo e a companhia fez várias compras de empresas para complementar sua oferta de hardware, software e serviços. Embora lucrativa, a mudança da companhia do segmento de PCs para o segmento de enterprise ainda precisa ser traduzida em resultados financeiros fortes e os investidores perderam sua paciência.


Ao privatizar a empresa, Michael Dell espera sair dos holofotes de Wall Street e mover a empresa para um caminho de crescimento de longo prazo mesmo que enfrente alguns trimestres mais duros. A Dell tem mantido que as divisões de PC e negócios corporativos vão se manter intactas mesmo após a privatização, mas os analistas argumentam que o negócio de PCs pode ser a primeira pedra do dominó a cair se a companhia for reestruturada na privatização.


A estratégia da Dell é muito parecida com a da IBM, Hewlett-Packard e Oracle, cuja oferta de software, hardware e serviços faz parte de uma estratégia de ofertas integradas. A Dell tem tido sucesso no mercado de médias empresas e está afiando seus pacotes de hardware e software na medida em que as companhias se movem para infraestrutura de TI com virtualização e cloud computing.


Fonte: IDGNow

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 635231 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 552582 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 535386 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 399893 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 342390 leituras

  1. CEO da Oracle critica contratação de executivo da SAP pela HP

    Publicado em 06/10/2010 às 15:05 | 13235 leituras

  1. Cloud transforma maneira como as PMEs usam a TI para fazer negócios

    Publicado em 21/06/2012 às 10:03 | 13992 leituras

  1. Suporte a GPUs no novo emulador Android

    Publicado em 10/04/2012 às 16:33 | 15883 leituras

  1. Caldeirão Grande: Prefeitura oferece curso grátis na área de informática

    Publicado em 28/01/2011 às 20:26 | 16616 leituras

  1. Justiça obriga Microsoft a dar suporte técnico para todos os produtos

    Publicado em 04/09/2013 às 16:05 | 13992 leituras

whitepapers

mais whitepapers