Como utilizar a nuvem de forma produtiva

Publicado em 14/08/2013 às 15:01 | 16320 leituras

Obtenha um impacto positivo no futuro de sua empresa através do uso inteligente da computação em nuvem.


Versão para impressão Enviar por email



Escrito por Waldemir Cambiucci*


A computação em nuvem tem sido um dos assuntos mais discutidos atualmente em tecnologia da informação, seja pelas oportunidades de redução de custos de TI, pelo poder de computação com alta escalabilidade que oferece, ou pela oportunidade de geração de novas linhas de negócios possíveis. Ainda, muitas empresas já iniciam a combinação de seus recursos locais com os serviços da nuvem pública, criando as chamadas nuvens híbridas, ampliando ainda mais o impacto dessa nova abordagem de computação.


O ambiente de TI tem evoluído muito nos últimos anos. Se você atua diretamente em departamentos de TI, com certeza tem recebido demandas sobre temas como consumerização de TI, suporte para múltiplos dispositivos, maior mobilidade de usuários, questionamentos sobre Big Data, implantação de redes sociais corporativas, suporte para ambientes de comunicação unificada, cenários de business intelligence geo-distribuídos, além dos tradicionais desafios com segurança, alinhamento com o negócio e integração com o legado.


Neste contexto, podemos destacar quatro tendências importantes de TI:


 


·       Mobilidade: tipos novos de dispositivos surgindo a todo o momento;


·       Enterprise Social: maior conectividade entre as pessoas em todo lugar;


·       Computação em Nuvem: poder de processamento virtualmente infinito;


·       Big Data: crescimento maciço de dados, expondo tendências e comportamentos.


 


Todos esses temas têm exigido alguma maturidade da infraestrutura de TI nas empresas. Em muitos casos, o ambiente de TI não é capaz de suportar essas demandas, sem uma necessária atualização tecnológica, revisão de arquitetura ou expansão do data center para comportar novos serviços e soluções.


 


A nuvem


A computação em nuvem aparece como tendência e solução em muitos casos. É muito provável que sua empresa já seja usuária de algum modelo de nuvem, seja de forma consciente ou não. De fato, a computação em nuvem está deixando de ser uma visão de futuro e vem se tornando uma realidade do dia-a-dia para muitas empresas, sejam tradicionais ou inovadoras, o que tem viabilizado o surgimento de novas linhas de negócio com baixo custo e maior impacto no mercado.


Podemos definir a computação em nuvem como um estilo de computação onde capacidades de TI escaláveis e elásticas são entregues como serviço para clientes externos usando tecnologias de internet. Essa definição é bem ampla e com ela é possível destacar alguns pontos importantes:


 


·       Escalabilidade:esperamos uma alta escalabilidade no modelo de nuvem, que é obtida através de data centers de alto volume e grande capacidade, oferecidos por fornecedores de nuvem como Amazon, Google e Microsoft;


·       Elasticidade:através de um modelo elástico é possível contratar os recursos de computação por certo período de tempo, quando necessário. Ao final da necessidade, é sempre possível devolver os recursos contratados, minimizando os custos de TI para o negócio;


·       Entrega como serviço:o modelo de autosserviço permite que usuários e empresas façam a contratação de recursos de forma dinâmica e com o suporte para o pagamento pelo uso, ou seja, a cobrança devida apenas pelo tempo de alocação dos recursos da nuvem. Isso garante um custo de TI alinhado com a carga real gerada pelo negócio, eliminando-se cenários de custos elevados com infraestrutura ociosa ou falta de recursos em momento de picos de demanda. A elasticidade na contratação e o pagamento pelo uso são elementos importantes do sucesso do modelo de computação em nuvem;


·       Acessibilidade via internet:o meio de acesso aos serviços da nuvem pública é a internet, através de seus protocolos básicos como HTTP, SOAP, TCP, etc. Isso garante ampla cobertura de acesso, além de facilidade de integração e meios de consumo simplificados.


 


Quando falamos sobre computação em nuvem podemos também identificar três categorias básicas de serviços: IAAS, SAAS e PAAS.


SAAS – Software as a Service (Software como Serviço): oferece soluções de TI prontas para consumo, sem a necessidade de construção de software adicional para o acesso. Existem diversos exemplos de ofertas SaaS no mercado como correios na nuvem, portais de conteúdo, agendas, sistemas CRM, entre outros. Em todos esses cenários, a empresa ou usuário final contrata uma solução pronta para uso. Exemplos clássicos de SAAS da nuvem Microsoft são:


·       Hotmail, com mais de 600 milhões de usuários;


·       XBOX Live,com mais de 40 milhões de usuários;


·       Bing Search, com mais de 5.5 bilhões de requisições ao mês;


·       SkyDrive, com mais de 200 milhões de usuários ativos.


Outro exemplo importante de solução SaaS da Microsoft é o Office365, que possui hoje mais de 40 milhões de usuários no mundo e oferece serviços corporativos como portais de conteúdo, caixas postais para funcionários, comunicação unificada, além de diversos recursos voltados para a produtividade no ambiente corporativo.


O próprio SkyDrive, uma área de armazenamento de arquivos na nuvem, já está integrado ao Windows 8 e Windows Phone 8 como um HD na nuvem e permite o acesso a milhares de documentos e imagens a partir de dispositivos, como desktops, notebooks, tablets ou smartphones. Para isso, basta que cada dispositivo acesse via internet o serviço na nuvem com a conta do usuário, permitindo uma produtividade e compartilhamento de informações através de múltiplos dispositivos.


PAAS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço): oferece uma plataforma de desenvolvimento de software com diversos recursos para a construção de aplicações preparadas para a nuvem. Existem diversos atributos que uma plataforma PaaS deve oferecer, como:


·       Acessibilidade, Escalabilidade e Elasticidade


·       Modelo de pool de recursos compartilhados no datacenter


·       Integração com ambiente local (on-premise)


·       Balanceamento de carga integrado


·       Recursos de Metering e Chargeback, para os processos cobrança de uso


·       Suporte a Multi-Tenancy, ou multi-inquilino


·       Gerenciamento de recursos de forma integrada


·       Realocação de workloads ou cargas de uso sobre os serviços


·       Recursos de auditoria e conformidade com políticas


·       Desenvolvimento baseado em padrões ou templates de serviços


·       Suporte para múltiplos níveis de segurança, etc.


Para acessar esses recursos, o desenvolvedor PaaS utiliza um SDK – Software Development Toolkit, que oferece os templates e exemplos para a construção e migração de aplicações no novo modelo. Em plataforma Microsoft, por exemplo, o ambiente de desenvolvimento Visual Studio oferece os recursos do Windows Azure e auxilia a construção de soluções para a nuvem, como sites, serviços, aplicações, etc.


IAAS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço): oferece um ambiente para gerenciamento e hospedagem de máquinas virtuais e infraestrutura na nuvem. O IaaS suporta diversos cenários de extensibilidade de data centers, permitindo a migração de recursos locais para uma nuvem pública em momentos de pico, cenário conhecido como transbordo. Muitas empresas estão criando novas ofertas de negócio totalmente hospedados fora de casa, aproveitando os recursos de uma infraestrutura IaaS.


Seja através de um modelo IaaS, PaaS ou SaaS, a nuvem pública permite o acompanhamento dos custos contratados em real time, de acordo com a oferta do fornecedor de nuvem contratado. Os valores de cobrança podem ser monitorados ao longo do tempo, assim como a carga e o volume de acesso sobre os serviços hospedados, garantindo o máximo controle sobre os recursos contratados. Em muitos casos, esse tipo de monitoração não é possível mesmo na infraestrutura de empresas tradicionais.


Sempre é importante lembrar que para todas as categorias de serviços na nuvem (IaaS, PaaS e SaaS) segurança é um elemento crítico e deve ser levado muito a sério. Por isso, recursos como autenticação integrada, gestão de certificados, criptografia, uso de canais privados como Virtual Private Networks (VPNs) entre outros recursos devem sempre estar presentes.


 


Nuvem Pública, Privada e Híbrida


Enquanto a nuvem pública oferece o modelo de entrega de TI como serviço a partir de data centers de fornecedores contratados, um modelo de nuvem privada pode ser pensado para empresas tradicionais, que possuem seus próprios data centers servindo as necessidades de TI de seus usuários e clientes.


Podemos destacar alguns conceitos que são aplicáveis para a construção de nuvens privadas em empresas, como:


.      Pool de recursos compartilhados de TI, como storages, servidores, recursos de redes, etc. Através dessa abordagem, os ativos do data center são otimizados entre diversos grupos de negócio ou usuários, permitindo máximo retorno sobre os investimentos efetuados no data center, evitando silos de recursos ociosos ou desbalanceamento de carga no data center;


·       Portal de autoatendimento de TI, permitindo o autosserviço para os usuários da empresa. Entre os serviços oferecidos através do portal de autoatendimento encontramos aqueles de liberação pré-aprovada, como mudanças de senhas, ampliação de cotas de armazenamento, contratação de máquinas, etc., até os serviços mais complexos, que exigem a aprovação de gestores, com workflows de aprovação integrados;


·       Modelo elástico de alocação de recursos, permitindo que usuários contratem e devolvam os recursos liberados ao longo do tempo. Esse tipo de recurso permite a construção de um histórico de contratação por departamento ou usuário da empresa, facilitando o acompanhamento sobre o uso de recursos no ambiente de TI;


·       Modelo de contratação e financiamento de recursos baseado no uso, também conhecido como chargeback, garantindo uma cobrança entre departamentos pelo tempo de alocação dos recursos. Isso permite uma melhor auditoria de recursos e investimentos empregados em TI;


·       Gerenciamento integrado de serviços,onde as diversas ações sobre o data center são coordenadas de forma integrada, garantindo a execução de serviços com rastreabilidade, auditoria e precisão.


De fato, um ambiente de TI baseado em nuvem privada envolve muito mais que apenas a virtualização de máquinas na empresa. Espera-se um modelo otimizado de TI como serviço, mais maduro em termos de processos e otimização de uso seus recursos. Ao mesmo tempo, a empresa deve definir quais serão os serviços de TI que serão oferecidos no modelo de nuvem privada, permitindo a construção do modelo de serviços da empresa.


Em plataforma Microsoft, por exemplo, a dupla Windows Server e System Center juntos oferecem os recursos completos para a construção e operação de nuvens privadas, com o suporte para operação, monitoração, inventário de hardware e software, virtualização, segurança e orquestração de serviços do ambiente de TI de forma unificada.


Da mesma forma, podemos definir uma nuvem híbrida como sendo cenários que integram recursos de nuvens públicas com serviços ou recursos de nuvens privadas. Cenários híbridos são especialmente interessantes, pois aproveitam os investimentos já efetuados pela empresa em seu próprio data center, ampliando as capacidades computacionais existentes em momentos de maior demanda.


Com a crescente demanda sobre TI, milhões de usuários usando milhões de dispositivos diferentes, através de milhões de aplicações inovadoras que geram milhões e milhões de dados, exige-se uma infraestrutura cada vez mais escalar. Esse modelo escalar de economia e TI é inevitável e já está acontecendo.


Com certeza, veremos cada vez mais a computação em nuvem ao nosso redor, aumentando o impacto de TI nas empresas e em nosso dia-a-dia como usuários.


*Waldemir Cambiucci é Diretor de Tecnologia do Microsoft Technology Center de São Paulo


Fonte: Asessoria de imprensa


Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 625380 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 542701 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 524141 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 389395 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 332565 leituras

  1. Brechas em sites do Bradesco e do Banco do Brasil expõem milhões de clientes

    Publicado em 27/08/2013 às 10:33 | 13519 leituras

  1. Suspeita de direcionamento trava pregão Linux na Dataprev

    Publicado em 19/12/2014 às 13:54 | 14546 leituras

  1. Santa Casa de Misericórdia disponibilizará prontuários online

    Publicado em 01/04/2014 às 12:26 | 12233 leituras

  1. Google oferece recompensa para hackers

    Publicado em 30/01/2013 às 9:09 | 14356 leituras

  1. Tecnologia de empresa fundada por executivo brasileiro do Google foi parar na Apple

    Publicado em 09/08/2013 às 15:19 | 13369 leituras

whitepapers

mais whitepapers