O Software Livre na CeBIT 2012 [atualizado]

Publicado em 09/03/2012 às 10:10 | 12999 leituras

Saiba quais serão os destaques do mundo do software livre e de código aberto que estarão em exibição no maior evento de TI do mundo.


Versão para impressão Enviar por email


CeBITCódigo aberto e Linux marcarão presença, pelo quarto ano seguido, durante a feira comercial CeBIT desse ano. Projetos e organizações de software livre de código aberto (free and open source software, ou FOSS) de todo o mundo estarão representadas no Hall 2 do evento, que acontece entre 6 e 10 de Março no maior espaço de eventos na cidade de Hanover, Alemanha. O Open Source CeBIT 2012 está organização em três áres: o Open Source Park, o Open Source Project Lounge e o Open Source Forum.


O Open Source Park vai incluir diversos fornecedores comerciais de soluções em software livre como Drupal, a Eclipse Foundation e EclipseSource, OpenERP e a Open Source Business Alliance. A empresa especializada em colaboração e comunicação Zarafa está planejando uma demonstração de sua interface web de nova geração, WebApp, anunciada pela primeira vez em seu evento SummerCamp 2011, e o Alfresco deve mostrar a versão 4 de seu sistema de gerenciamento de conteúdo empresarial (CMS). Nexenta, mais conhecida pela Nexenta Core Platform (NCP), vai discutir corrupção de dados e os benefícios do sistema de arquivos ZFS, já a Univention vai apresentar a versão 3 de seu Corporate Server, juntamente com o novo recurso de Active Directory e as ferramentas de gerenciamento.


Como nos anos anteriores, o Open Source Project Lounge vai hospedar uma série de projetos não comerciais. Esses projetos se inscreveram para a obtenção de espaços gratuitos, oferecendo uma oportunidade de apresentrar seus trabalho ao público. O projeto KDE, Foswiki, FusionDirectory, Fritz Fun (ffgtk) e OpenGnSys estarão entre os projetos representados por membros de suas respectivas comunidades. Outros projetos que planejam participar do evento incluem o Horde (groupware), Python, openATTIC (gerenciamento de armazenamento), Uranos (instalação automatizada de Linux e Windows) e membros da comunidade Ubuntu.


O Open Source Forum vai incluir palestras e apresentações de várias organizações e membros da comunidade de código aberto. Entre os palestrantes confirmados estão Jon "maddog" Hall, o criador do Knoppix Klaus Knopper, que deve apresentar a versão 7.0 de sua distribuição, Peter Ganten da Univention, Florian Effenberger da The Document Foundation, organização sem fins lucrativos por trás do projeto LibreOffice, e Daniel Molkentin do projeto Qt. A programação completa, em alemão, está disponível no site da Linux Magazine alemã. Cada uma das apresentações estará disponível através de uma transmissão ao vivo da CeBIT e mais tarde em um arquivo online.


A CeBIT é um acrônimo para o alemão "Centrum der Büro- und Informationstechnik", que significa "Centro de tecnologia para trabalho e informação", e acontece desde 1986. Ele é descrito como o "o maior e mais importante evento da indústria digital" e contará com o mais recente em produtos e soluções de tecnologia da informação de milhares de empresas ao redor do mundo.


Destaque para o Brasil


O conceito de país parceiro tem sido uma característica bem-sucedida nas últimas edições da CeBIT. Depois da Rússia (2007), França (2008), Califórnia (2009, como Estado parceiro), Espanha (2010) e Turquia (2011), esta será a vez do Brasil - que tradicionalmente já participava do evento - apresentar-se com status de país parceiro e exibir suas credenciais como fornecedor de soluções e produtos de TIC de alta tecnologia. Mais de 130 empresas e instituições privadas e governamentais integram a delegação nacional. Elas ocuparão seis estandes em uma área superior a 1.000 m².


Em sua 13ª edição, o projeto de participação brasileira na CeBIT tem como objetivo a inserção do software e serviços de TIC brasileiros no mercado internacional e a promoção da marca “Brasil IT+”. A iniciativa conta com apoio e realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Comunicações (MinCom), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Hannover Fairs do Brasil - subsidiária da Deutsche Messe no País, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Embratur coordenada pela SOFTEX.


A presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel participam nesta segunda-feira,5, em Hannover, na Alemanha, da cerimônia de abertura oficial da CeBIT 2012.


BITS South America: a versão brasileira da CeBIT


Entre os dias 15 e 17 de maio deste ano acontece em Porto Alegre - RS, a segunda edição da BITS – Business IT South America, evento com a força e a tradição da marca CeBIT na América Latina. O evento é promovido pela Deutsche Messe AG - maior promotora de feiras do mundo - por meio de sua subsidiária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamerica, e pela Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) em cooperação com a Softsul – Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software.


Durante a CeBIT, a BITS será destacada no âmbito do " ICT  Business Opportunities Seminar - Rio Grande do Sul - Brazil", seminário organizado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). O evento acontece na quarta-feira, 7 de março, no Centro de Exposições de Hannover (salas 15 e 16), e  visa apresentar o Estado do Rio Grande do Sul e seu setor de TIC como potencial destino para investimentos no Brasil.


A apresentação da BITS ocorrerá no encerramento do seminário e ficará a cargo de Mauricio Duval Macedo, gerente do Centro de Eventos FIERGS, onde a feira acontece. Macedo destacará, entre outros pontos, os atrativos de Porto Alegre e do Centro de Eventos Fiergs, como polo de negócios do Mercosul,  e o sucesso da primeira edição da BITS,  em maio do ano passado. "Em 2011, a Business IT South America reuniu 215 expositores, de 20 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Coréia, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Índia, México, Paraguai, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Taiwan e Uruguai)", informa o executivo.

Comentários


Outras notícias

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 584283 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 501894 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 473432 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 346191 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 295649 leituras

  1. HTML5 ainda não está pronto para desenvolvimento de jogos

    Publicado em 25/06/2012 às 9:50 | 16135 leituras

  1. Uma empresa de dispositivos para OpenStack

    Publicado em 01/08/2011 às 10:10 | 12932 leituras

  1. Código-fonte em chamas

    Publicado em 17/11/2011 às 14:17 | 12894 leituras

  1. Computação em nuvem, mobilidade e TV digital impulsionam setor de software em 2010

    Publicado em 08/07/2010 às 16:45 | 10595 leituras

  1. Rodolfo Fountoura é o novo country manager da Red Hat Brasil

    Publicado em 07/05/2010 às 16:19 | 13815 leituras

whitepapers

mais whitepapers