A nova era Cloudnomics

Publicado em 28/10/2013 às 9:25 | 12557 leituras

A computação em nuvem cria um novo modelo econômico de uso de TI, que podemos chamar de cloudnomics – que trará muitos efeitos colaterais. As áreas de TI, confrontadas por este novo modelo, mesmo usando conceitos tradicionais, sofrerão intensa pressão para baixar seus custos operacionais.


Versão para impressão Enviar por email


Cloud Computing tem o potencial de mudar radicalmente a maneira como as empresas investirão e custearão TI. Da perspectiva econômica, a computação em nuvem é uma resposta à antiga demanda do mercado de não ter que fazer pesados investimentos upfront para obter recursos de tecnologia.


A computação em nuvem cria um novo modelo econômico de uso de TI, que podemos chamar de cloudnomics –  que trará muitos efeitos colaterais. As áreas de TI, confrontadas por este novo modelo, mesmo usando conceitos tradicionais, sofrerão intensa pressão para baixar seus custos operacionais. O modelo tradicional, por demandar elevados investimentos em recursos físicos, geralmente configurado para os picos de processamento, acaba igualando, em termos de custos, os serviços prestados tanto para os sistemas de alta como para os de baixa prioridade para os negócios. Simples: o mesmo budget que adquire um caro computador abriga desde a operação de um sistema critico até a operação de um de baixa prioridade.


O atual modelo computacional também não responde de forma adequada à volatilidade do ambiente econômico, com suas já constantes variações de crescimento e queda de atividades. Nos períodos de queda econômica, os computadores, as licenças de software e o data center continuam custando o mesmo que nos períodos de alta utilização. Na média, ao analisarmos períodos de vários anos, vemos que, no fim das contas, acabamos com um investimento médio ou acima (superestimado) ou abaixo (subestimado). Ambos os negócios são prejudicados, seja por gastar mais que deveria, ou por não atender a demanda por dispor de uma configuração insuficiente.


A computação em nuvem traz uma nova perspectiva econômica, mas, por outro lado, embute novos desafios. A questão é que estes novos desafios não podem ser resolvidos à luz das tecnologias e mindset estabelecidos pelos paradigmas atuais. Um exemplo disso é que o modelo de gestão centralizada de TI vai funcionar quando a descentralização, incentivada pela fácil aquisição de recursos computacionais virtuais em nuvem, pressionar pela maior liberdade dos usuários em buscar suas próprias soluções. Os executivos de negócio passam, cada vez mais, a tomar decisões que envolvem tecnologia, sem passar pelo setor de TI – que ao mesmo tempo tem que assegurar a interoperabilidade destas diversas soluções.


Talvez, uma provável saída para que isso deixe de acontecer seja a TI deixar de ser uma área altamente centralizadora e controladora de criação e operação de sistemas, para atuar de forma mais colaborativa, como um broker e advisor, para que, dessa forma, seu papel seja visto de uma nova maneira.


Outro desafio é a interoperabilidade entre nuvens e sistemas em nuvem e on-premise. Os padrões abertos ainda são incipientes, mas devem ser incentivados nos próximos anos.


No fim das contas, me parece bastante claro que o percentual de investimentos das empresas em capital de TI vai declinar continuamente, à medida que a computação em nuvem se consolidar como alternativa e, até mesmo, como substituto do modelo atual. E como isso vai afetar as empresas provedoras de hardware e software? O modelo de venda de cloud pública, por exemplo, é diferente do modelo de venda tradicional de servidores. Cloud pública é um modelo de vendas em baixa margem e alto volume de transações, enquanto vendas de servidores de grande porte é um modelo de altas margens e baixo volume de transações. Esta mudança no modelo comercial tem impacto direto nos modelos de venda e remuneração e, consequentemente, pode afetar empresas de tecnologia que não se prepararem adequadamente para a mudança. O mesmo fenômeno acontecerá com as empresas de software acostumadas a vender licenças de alto valor.


Cloud computing, com certeza, é uma ruptura nos modelos de negócio da indústria tecnológica. O crescimento do mercado é contínuo, e alguns analistas de indústria apontam que o crescimento de cloud até 2020 será de mais de 20% ao ano, enquanto TI tradicional ficará praticamente com crescimento zero ou próximo de zero. Em minha opinião, é um numero ainda subestimado e o ritmo de adoção deve se acelerar de forma acentuada nos próximos anos, e alguns serviços e produtos serão mais afetados que outros. Creio que servidores comoditizados, como a imensa maioria dos servidores base x86, tenderão a ser substituídos por servidores virtuais em provedores de nuvem. Assim, o mercado destes servidores vai mudar de forma dramática. Os compradores destas máquinas serão imensos data centers, sejam dos provedores de nuvem ou de grandes corporações, que serão utilizadas para suas nuvens privadas e/ou híbridas. O mercado de massa para pequenas empresas, como é comum hoje, tenderá a cair signficativamente. Os revendendores chamados de “box movers” serão diretamente afetados e, na própria cloud, os serviços IaaS já caminham para serem serviços comoditizados.


O que veremos nos próximos anos? Um ambiente computacional cada vez mais definido por software. A Forrester recentemente publicou um texto chamado “Software-defined Data Center/SDDC is the Future of Infrastructure”, no qual diz: “the opportunity: a software-defined abstraction of the data center…data managers have longed for the ultimate abstraction”. Em resumo, para os usuários, hardware está se transformando em software!


Recomendação de leitura: CSCC (Cloud Standards Customer Council).


Cezar Taurion

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626685 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 544005 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525573 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390777 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333857 leituras

  1. Investidores injetam US$ 12 milhões em ERP de código aberto

    Publicado em 20/05/2008 às 19:46 | 16208 leituras

  1. Pioneiro do antivírus, John McAfee é procurado por assassinato

    Publicado em 14/11/2012 às 18:02 | 19542 leituras

  1. Trolltech, Nokia e Qt: futuro próspero?

    Publicado em 16/06/2008 às 12:29 | 12258 leituras

  1. Beta do RHEL 6.4 disponibiliza driver Hyper V da Microsoft

    Publicado em 05/12/2012 às 16:27 | 15004 leituras

  1. Malware em ATMs bancários no México entrega dinheiro sem deixar rastros

    Publicado em 05/11/2013 às 15:10 | 14040 leituras

whitepapers

mais whitepapers